A Duquesa (2008)

Ano: 2008
Duração: 110 Min.
Com: Keira Knightley, Ralph Fiennes, Dominic Cooper

Mais um filme de época que está presentemente no cinema.

"A Duquesa" é um retrato da vida de Georgiana Cavendish, Duquesa de Devonshire entre 1774 e 1806. Esta personagem é conhecida pelo seu envolvimento político é pela sua proeminente acção na alta Sociedade inglesa da época (não fosse ela uma Duquesa!) onde era olhada com admiração e como um modelo a seguir em termos de moda (a Duquesa desenhava vestidos que ela própria usava).

Não posso julgar este filme em termos de acuidade histórica, uma vez que o pouco que conheço desta personalidade conheço através de pesquisas no site Wikipedia. Dificilmente poderei fazer um juízo correcto. No entanto, comparando o filme a estas informações superficiais, posso dizer que aquele parece bastante correcto em termos históricos, se bem que as lutas da própria Duquesa pelo privilégio de ser a única mulher na vida do marido me pareceram algo exageradas; mas posso estar enganada; como disse, não sei o suficiente sobre a personagem.

Este filme foi bastante interessante, não só porque fiquei com mais algumas luzes sobre esta importante personalidade do período Georgiano. A Duquesa pareceu-me ao mesmo tempo, uma mulher da sua época mas também uma mulher virada para o futuro. Isto porque se envolveu activamente em política e teve a coragem de anunciar e defender os seus ideais numa altura em que as mulheres tinham quase tão pouca liberdade como um escravo. Pode chocar, mas não anda longe da verdade. Que mulher hoje em dia aceitaria casar-se e tornar-se propriedade do marido? Este podia fazer o que quisesse à mulher! As mulheres não tinham direito de voto e quase não podiam andar sozinhas na rua! Ou seja, eram virtualmente um instrumento para os homens, um método de conseguir "herdeiros".

Outro aspecto de que gostei foi a interpretação de Keira Knightley! Achei que ela esteve muito bem no seu papel.

Recomendo este filme a todas as pessoas que gostem de filmes de época e/ou queiram saber mais sobre o período.

Comentários

Joana Pinto disse…
Mais um filme de época,em ao meu gosto...Ganhou o óscar de melhor guarda-roupa: deve ser fabuloso!
/juniormoreira disse…
Eu amo filme de época, ainda mais com essa atriz, o filme é perfeito.