Jane Eyre (2006)

Ano: 2006
Duração: 4 Episódios (mini-série)
Com: Ruth Wilson, Toby Stephens, Christina Cole

Esta mini-série de dois episódios é uma adaptação (da BBC) da obra de Charlotte Bronte "Jane Eyre".

Devo dizer que gostei muito desta série. Quando era pequena ofereceram-me uns livros, a colecção "As Histórias que eu mais gosto" que adaptavam certos clássicos da literatura de modo a poderem ser lidos pelos mais novos; Jane Eyre era um deles e apesar de o livro ser pequeno e ter ilustrações sempre achei a história um tanto macabra. Até os desenhos faziam medo!

Mas esta série da BBC fez-me ganhar uma perspectiva diferente e agora estou ansiosa por ler o original. Penso que deve estar bastante fiel ao livro, pelo menos pela versão juvenil que já li. Jane Eyre é uma personagem carismática; assim como a maioria dos residentes de Thornfield.

A parte inicial onde nos é contada a infância de Jane é talvez, um pouco exagerada (à la Oliver Twist), mas talvez também seja assim no livro. Desde as personagens aos locais, do vestuário à fotografia, esta série encanta. Creio mesmo que já passou no canal dois.

Quanto ao vestuário... soberbo (e bastante adequado)! Uma excelente série, perfeita para quem gosta deste género de filmes.

Comentários

Maria João disse…
Não me perguntes porquê (porque nem eu sei) mas sempre imbirrei com a Jane Eyre. Nunca consegui ver nem ler a história. No entanto, não tenho nada contra os livros dessa época e alguns dos meus livros preferidos são mesmo da Brönte, Austen e Dickens.
Suponho que devia deixar de ser casmurra e tentar ao menos ver esta série, já que as imagens são mesmo apelativas.
;)
slayra disse…
Acredita que eu com a Jane Eyre era o mesmo. Tal como disse no post, eu tinha o tal livrinho e a história fazia-me medo, parecia horrível! Também não tenho nada contra literatura "clássica", já li toda a obra de Austen (a minha autora preferida, lol), um livro de Anne Bronte, Stevenson, Radcliffe, Dumas entre outros e nunca tive problemas com nenhum. Só mesmo com a Jane Eyre (e pronto, devo confessar que o Monte dos Vendavais me parece uma treta mas também ainda só vi o filme)

Havia outros livros na tal colecção (que era mesmo para crianças) tal como o Jardim Secreto, As Mulherzinhas, etc e eu relia todos esses livros, mas a Jane Eyre... dava-me cá uns arrepios! Mas depois de ver a série, acho que vou ler o livro. Aliás, já o comprei e tudo. ^^
Miss Alcor disse…
Acompanhei a série quano passou no canal dois e adorei!
Tenho o livro para ler, e depois de ver as personagens no ecrãn ainda fiquei com mais curiosidade de as ler.
As séries da BBC são absolutamente maravilhosas, e muito bem adaptadas. Um verdadeiro serviço público!
slayra disse…
Realmente tens razão, as séries da BBC são mesmo um serviço público, para quem gosta de filmes de época. E não só, mas especialmente.
Anónimo disse…
Eu sou suspeita porque o Jane Eyre é um dos meus livros preferidos, juntamente com o Monte dos Vendavais, mas tenho a noção que são histórias que não agradam a toda a gente pois são bastante sombrias e nem sempre felizes, embora seja essa a razão por que gosto tanto dos livros.
A série Jane Eyre de 2006 está simplesmente fabulosa, mas na minha opinião é uma versão para agarrar quem não gosta do livro pois é bastante mais light do que o original.
slayra disse…
Pelo que vi, o Monte dos Vendavais não é muito feliz, não. Mas não foi isso que me fez ficar de pé atrás; foram as personagens. Eram um tanto esquisitas... pelo menos no filme. O__o

Bem, penso que considerações sobre as obras só depois de as ler. Das irmãs Bronte ainda só li "Agnes Grey" e não achei mau de todo. ^^
Joana Pinto disse…
Eu adoro as séries da BBC,livros sobre os ambientes cortesãos,heroínas femininas anglo-saxónicas!Como são importantes as de Eyre e as de May Alcott!
Passei para avisar que tens um prémio no meu blog.

Boas leituras :)
Custódia C. disse…
Vim atrás do comentário que deixou na Miss Alcor :)
E faço minhas as palavras ali da Ana O.
Jane Eyre e Monte dos Vendavais foram dois livros que li na adolescência e que me chocaram, pela tragédia inerente. Escusado será dizer que os li também na idade adulta, agora já com outros olhos :) Adoro-os :):) Quando ouvi falar da mini-série de Jane, da BBC, mandei vir pela Amazon e apesar de mais soft que o original, acho-a muito bem conseguida, um ambiente sombrio muito adequado e excelentes interpretações.
Também gosto bastante das adaptações da BBC e, sobretudo, tenho especial preferência por obras da época vitoriana. Jane Eyre arrepiava-me em criança e O Monte dos Vendavais já foi leitura da faculdade. É uma época muito rica a todos os níveis, principalmente em termos de produção literária, quer no feminino, quer no masculino. :)
GCEM disse…
Ola..adorei seu blog...Me diz uma coisa...quem sabe como posso encontrar esse filme para comprar??? Bjo. Cibele
slayra disse…
Obrigada. :)

Na Amazon, por exemplo: http://www.amazon.com/Jane-Eyre-Masterpiece-Theatre-2006/dp/B000LPQ6DE/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1300465077&sr=8-1