Miss Austen Regrets (2008)

Ano: 2008
Duração: 90 Min.
Com: Olivian Williams, Greta Scacchi, Imogen Poots

Miss Austen Regrets é um retrato dos últimos anos da vida da aclamada autora Jane Austen.

Uma confissão... eu adoro filmes de época. Penso que talvez seja um pouco devido ao facto de ser historiadora; embora tenha de confessar que sou parcial à roupa usada (especialmente pelas mulheres) ao longo dos tempos. Noto sempre os detalhes do vestuário. As adaptações dos livros da própria Jane Austen contam-se entre os meus filmes/séries favoritos.

Miss Austen Regrets foca-se nos últimos anos da escritora britânica Jane Austen. Jane Austen era a filha de um vigário inglês que nunca se casou (apesar de ter tido pelo menos uma oferta) e que, contrariando as convenções da época no que diz respeito às mulheres do seu estatuto, escreveu e publicou obras que hoje em dia são um tremendo sucesso.

Apesar de ter alguma invenção pelo meio, este filme, produzido pela BBC, tem como base a correspondência entre Austen e a sua irmã, pelo que as personagens e certos eventos têm historicidade.

A descrição do período está bastante bem feita e a personagem de Jane Austen é genial. Ao vermos como as suas escolhas da juventude afectaram a sua vida compreendemos melhor o teor das suas obras.

Tudo isto para dizer que... adorei. Bem melhor do que o filme de 2007, Becoming Jane, apesar de se focarem em partes diferentes da vida da autora.

Comentários

Célia disse…
Eu vi o "Becoming Jane" e não achei nada de especial. Não achei que a escolha da Anne Hathaway tenha sido muito feliz...
Quanto a este filme, desconhecia mas vou investigar!
Eu tmabém sou fã deste género de filmes, embora desconhecesse completamente este. Está no cinema ou em dvd?
slayra disse…
Maria não sei se estará á venda em Portugal. Penso que não.

Foi um telefilme que passou na BBC o ano passado.
WhiteLady3 disse…
Eu é mesmo mais as adaptações da obra da autora. :P E sim, as roupas são giras! Eis vestidos que não me importava de usar... *assobia para o comentário passar despercebido*
WhiteLady3 disse…
Ups o comentário de cima é meu mas com a conta errada...
slayra disse…
Lol, eu sei, eu sei. Para mim também eram vestidos a usar, sem dúvida! Eh eh.

As novas adaptações são boas, melhores do que as anteriores, excepto talvez, no caso de Mansfield Park.
WhiteLady3 disse…
Ainda não vi a adaptação, mas devo dizer que nem do livro estou a gostar. Parece-me o Ema, muita parra e pouca uva...

Das novas adaptações vi o Persuasion e o Northanger Abbey e gostei muito do segundo. Continuo a preferir a versão com a Amanda Root, do primeiro, mas a nova também não é má, se bem que a parte da corrida......
slayra disse…
O Mansfield Park é o pior dos livros de Austen, penso eu. Ou talvez o menos apelativo. A Fanny Price é uma personagem muito fraca e apagada para ser a "heroina" e a crítica social, tão presente nas obras de Austen está muito aguada neste livro. Na minha humilde opinião.

Também adorei Northanger Abbey, e gosto mais deste Persuasion por causa do Captain Wenthworth. LOL. É muito "shallow" da minha parte, mas eu adoro aquele actor. ^^
Joana Pinto disse…
Também não sabia deste novo filme...Vou gostar de certeza,pois adoro filmes de época,principalmente sobre Reino Unido e feitos pela BBC.