Pride and Prejudice (1940)

Ano: 1940
Com: Greer Garson, Laurence Olivier

Eis a mais antiga versão cinematográfica do clássico "Orgulho e Preconceito".

Este filme (ainda a preto e branco, se bem que ouvi dizer que há uma versão a cores) data de 1940 e conta com Greer Garson no papel de Lizzie Bennet e com Laurence Olivier como Mr. Darcy. Esta versão pode ser descrita como uma "adaptação muito liberal" da obra em que se inspira. Já nem falo do vestuário que é claramente dos inícios do período Victoriano (c. 1830s) ao invés de ser coincidente com o que se usava na época em que se passa o livro (cerca 1800-1805, período Regência).

Chamem-me picuinhas, mas eu cá gosto de ver as pessoas vestidas de acordo com a época... isso para mim também faz parte de um filme deste género, onde se deve prezar, pelo menos um pouco, a veracidade histórica!

Mais impressionantes são, no entanto, as alterações à história original. Cortaram-se cenas e personagens cruciais (onde está a visita de Lizzie a Pemberley? E os Gardiners?) e a Lady Catherine de Bourgh é a favor do casamento de Elizabeth e Darcy, quando no livro é a principal opositora! Para já não falar do facto de Elizabeth Bennet ser uma archeira bastante competente e vencer o Mr Darcy numa partida. Erm.
Tirando isso (coisa pouca), é uma adaptação divertida, com todo o glamour dos filmes antigos e óptimas prestações dos actores principais. Afinal quem pode resistir a Laurence Olivier no papel do arrogante Darcy?


Comentários

Miss Alcor disse…
Tantas contradições até me dão medo...
Não gosto de adaptações que cortam o espírito do livro. Mais uma vez, a série da BBC deste livro é uma coisinha absolutamente maravilhosa, que dá gosto de ver!
slayra disse…
Lol, é verdade que este filme não capta precisamente o espírito do livro, mas podia ser pior! Pelo menos os actores são carismáticos!

Adaptações de Orgulho e Preconceito há muitas, mas realmente a mini-série de 1995 é a melhor. Para mim, o Mr Darcy será sempre o Colin Firth. O filme de 2005 também não foi mau, considerando que era um filme e por isso tiveram de cortar cenas. A única que ainda não vi foi a adaptação de 1980 e tal (?), também da BBC. ^__^