Reciclagem... nas Capas (3)

Nesta edição de "Reciclagem... nas Capas" vamos observar o fenómeno do 'copianço de motivos'. Ou seja, vamos ver como as capas de diferentes livros contém muitos elementos semelhantes (poses, tatuagens, objectos estilo de roupas e cabelo, etc). Será preguiça ou é o género [da fantasia urbana] que está mesmo saturado? Ou será, talvez, uma questão de marketing? Hmm...


Nunca percebi muito bem o que é que a capa do "Twilight" tinha a ver com o enredo do livro, mas parece que agora é moda... :p

Será a mesma imagem, com uma edição diferente? Hmm...

Comentários

ohjoana disse…
Na verdade e ainda que não saiba muito sobre os livros da autora do Twilight (sei o suficiente para conhecer as bases da história, que não são muitas) e capa tem uma certa ligação, pelo facto de os vampiros terem vida eterna e muitos deles serem jovens para sempre, depois um dos personagens principais é uma adolescente que se apaixona por um vampiro, isto já todos sabem (: a maçã está muito ligada à mitologia de várias culturas, uns criem que é uma forma de ligação com outro mundo e para os nórdicos tem uma relação directa com a juventude eterna.

Também é conhecido como o fruto proibido e também conseguimos tecer largas relações com o que se passa no livro. Acho que todos conhecem a história da Branca de Neve, em que ela morde uma maçã e lhe acontece algo de muito mau, é um exemplo. Acho que são exemplos suficientes para se perceber porque é que aparece na capa, não é algo muito directo, no entanto, mas tem lógica.
Quigui disse…
Nestas 4 capas só posso comentar mesmo a do Valiant, especialmente porque acabei de o ler. A capa está totalmente de acordo com a história - a ideia do coração nas mãos, em estilo de dádiva - bem sem querer entrar em muitos spoilers, digo que não é metáfora nenhuma.

Agora que mãos a oferecerem algo é muito frequente, lá isso é.
slayra disse…
Não sabia isso da juventude eterna, mas já tinha pensado nisso do fruto proibido, excepto que acho que não se aplica... quer dizer, afinal o Edward não é mau é bonzinho e nunca acontece nada de muito catastrófico à rapariga... :p Quanto a ser um "amor proibido", talvez até tenha uma certa lógica, mas no geral não penso que a maçã seja a melhor maneira de o expressar. E olha que eu comprei o livro por causa da capa maioritariamente (eu sei, parvoíce) mas o livro não é tão "dark" como a capa parecia sugerir. :p
Raquel disse…
Olá Slayra,
Penso que nunca tinha comentado no teu blog, mas é um espaço muito agradável.
Esta ideia das capas recicláveis é muito gira!

Também não sabia da relação da maçã com a juventude eterna, aliás, nunca tinha pensado muito qual seria a relação da capa com a história.
E posso dizer que também na altura o livro me chamou a atenção pela capa! Foi uma das razões que me levou a ler! :)

Boas leituras :D
Laura disse…
Eu acho que as capas de twilight são beeem bonitas (pelos menos aquelas que não tinham a cara dos actores dos filmes. Se bem que o Taylor Lautner...*ahem*).
Já a segunda, não me parece que sejam iguais, só semelhantes.
Bem, mas ao menos essa rapariga ainda vê a foto da cara toda na capa. Ultimamente tem-se assistido a uma moda de por só metade da cabeça das pessoas nos livros o_o freaky.
slayra disse…
Quigui: Bem ao menos a capa do Valiant sempre tem alguma coisa a ver então. Eu tenho o livro com uma capa diferente e ainda não o li. O_O

Kel: Muito obrigada! :D Por acaso a ideia não foi minha, mas sim da Célia do blogue "Estante de Livros"; ela tem uma rubrica destas ao domingo, também se vê lá com cada capa! E no blogue Bookeater/ Booklover encontras uma rubrica chamada "Onde é que eu já vi Isto?" que tem o mesmo objectivo. ^__^

Laura: Eu também gosto bastante das capas, mas o livro, ugh!
Hmm... eu não sei bem se não será a mesma rapariga. Parece-me que puseram um pouco mais de cabelo em frente da cara dela na edição do "Evernight" e a coloração diferente em ambas as fotos dá proeminência a certos aspectos (na capa azul as feições estão suavizadas enquanto na outra não se vêem os dentes porque é mais escura), mas creio que é a mesma imagem... a posição é demasiado semelhante. No entanto, não tenho a certeza.
Cat SaDiablo disse…
Pessoalmente nunca achei piada às capas do Crepúsculo. Mas não tenho dúvidas que a multiplicação de capas com motivos semelhantes ou organização da estrutura visual da capa parecida se deve ao clássico efeito de "copianço" para vender mais devido à popularidade do "copiado"
Cat SaDiablo disse…
Ah! Acho que não é a mesma imagem na segunda comparação. Há demasiadas alterações (o cabelo, a linha da sobrancelha, o queixo, o nariz e a boca, não só os dentes mas a linha dos lábios) que tornam a imagem diferente, mais valia arranjar outra imagem, já sabemos que elas andam por aí disponíveis :P
Em todo o caso, é um claro caso de falta de imaginação ou o já referido "copianço" de capas populares do mesmo género.
slayra disse…
No entanto a pose é demasiado parecida para ser coincidência... não sei. Podem fazer-se maravilhas com o Photoshop e outros programas de edição. Se acrescentasses à segunda imagem um pouco de cabelo (para esconder parte do nariz, sobracelha, etc) e aclarasses a imagem de modo a poderem ver-se os dentes acho que ficava parecido. Depois era só salientar um pouco as bochechas, tirar a maquilhagem escura dos olhos e voilá. Não estou a dizer que é a mesma imagem mas lá que é muito parecida, lá isso é. Qual é a probabilidade de duas modelos diferentes tirarem uma foto de um ângulo igualzinho? O__O Estranho, lol.
Na minha opinião a imagem da capa de evernight e night school é a mesma. Só me parece que para evernight a imagem foi manipulada digitalmente.

Quanto à capa de Twilight tenho que concordar que não é directa como a maioria mas faz sentido, pelo menos a meu ver.

Boas leituras!
Cat SaDiablo disse…
A maioria das capas em Portugal não tem grande relação com o conteúdo ^^