Bakuman (2010)

Título: Bakuman (バクマン。)
Ano: 2010-2011
Nº de Episódios: 25
Género(s): Shonen, Comédia, Drama

Apesar de geralmente preferir as minhas histórias com uma boa dose de fantasia e magia, decidi ver este anime japonês, Bakuman, que é mais um 'drama adolescente da vida real' do que outra coisa.

Baseado no manga com o mesmo nome, Bakuman conta a história de dois jovens de 14 anos, Moritaka Mashiro e Akito Takagi que decidem juntar-se para criar um manga (yep é uma história sobre mangakas) e acompanha estes dois personagens à medida que eles avançam no caminho para o seu sonho. Desde o primeiro esboço e das primeiras submissões para revistas da especialidade até aos 'one-shots' publicados, sofremos com Mashiro e Takagi enquanto eles se esforçam para aperfeiçoar o seu trabalho e conciliar o seu sonho com as aulas, pais relutantes e primeiros amores.

Esta primeira temporada foca-se nos primeiros dois anos de carreira desta dupla de autores.

Devo dizer que, a principio, pensei desistir da série. O começo é bastante lento e são precisos cinco episódios para estabelecer a relação entre o Mashiro e o Takagi. A partir daí o enredo 'descola' por assim dizer e somos atirados para o mundo dos escritores de manga profissional. Pondo de parte o facto dos protagonistas terem 14 anos (porque afinal isto é shonen e o alvo da série são rapazes desta idade), gostei bastante da história e do seu foco no mundo do manga, das editoras no Japão e nas técnicas utilizadas para desenhar (que são bastante artesanais, estranhamente). Aprendi imenso sobre o processo de selecção das séries para revistas de grande monta como a Shonen Jump, mas penso que a série falhou ao não focar a importância do mercado internacional (nomeadamente dos Estados Unidos), uma vez que a manga é o 'produto símbolo' do Japão. Mas, como já disse, esta é uma série para adolescentes e adolescentes japoneses, que provavelmente sonham todos ser mangakas, mas não querem saber do mercado internacional para nada. 

No geral esta série está muito bem conseguida, desde a animação, cujo estilo de design das personagens me pareceu querer imitar ligeiramente o utilizado nos anos 70 ou 80, até à história que se desenvolveu a bom ritmo (depois do começo lento) e tem de tudo um pouco: drama, comédia, romance, uma rapariga peituda (que é o símbolo da manga shonen), personagens algo estranhas e cenas de acção (sim, leram bem, através dos mangas desenhados temos a sorte de ter acção e magia no enredo). Em suma Bakuman é multifacetado e certamente irá agradar à maioria dos fans de animação japonesa. É claro que seria de esperar que sim, uma vez que os autores do manga são já conhecidos nestas andanças... são os criadores do famoso manga (e depois anime) Death Note

Recomendado para os amantes de tudo o que é japonês. Afinal é um anime sobre manga; que mais se pode querer?

Comentários