Curtas: The Morganville Vampires (2-4)

Sabem quando lêem um livro e vos sabe a pouco? Foi exactamente o que me aconteceu ao ler os livros 2, 3 e 4 da série "The Morganville Vampires". Se leram a minha opinião do primeiro livro, devem ter reparado que mencionei que o livro tinha "pouco conteúdo". Pensei que fosse por ser o primeiro e um livro introdutório. Mas não. 

Os primeiros quatro livros da série são quase contos. Depois de espremidos não há... lá está, conteúdo suficiente quase para um livro quanto mais para quatro. A autora dá-nos mais um bocadinho da história geral (o enredo que corre por todos os livros) mas elabora muito pouco acerca do mundo de Morganville.

As personagens continuam a ser estereotipadas e muito pouco interessantes, se bem que tenho de concordar com outros leitores e dizer que se tivesse de escolher uma personagem favorita seria o Myrnin, que me parece ter um pouco de profundidade.

Estranhamente, apesar de pouco ou nada se passar nestes três livros e da progressão do enredo ser praticamente nula, foram leituras relativamente rápidas e agradáveis. 


Livro 2 - The Dead Girl's Dance 
Autor: Rachel Caine
Série: The Morganville Vampires, #2
Editor: NAL Jam - 2007
Páginas: 280
Mini Review: Um segundo livro mais interessante do que o primeiro, apesar de ser igualmente pequeno e fraco em relação ao conteúdo. 

The Dead Girl's Dance começa quase no mesmo instante em que acaba Glasse Houses, sendo uma continuação directa (uma vez que o final de Glass Houses é do mais aberto que há, o leitor é 'ejectado' a meio da acção).

Uma leitura rápida mas pouco memorável.

Livro 3 - Midnight Alley
Autor: Rachel Caine
Série: The Morganville Vampires, #3
Editor: NAL Jam - 2007
Páginas: 245
Mini Review: Mais uma vez, lê-se como um conto e a única personagem com algum desenvolvimento é a Claire (o Shane podia ir viver para a China, que por mim não se perdia nada). Mas há algo de intrigante na história. Algo que nos faz continuar a ler (a autora parece ser pro nisso). Talvez seja o facto de ser fantasia com vampiros e magia mas de alguma forma fazer sentido. Se é que isto faz sentido.

Partes da intriga parecem interessantes mas outras espero que estejam resolvidas o mais depressa possível porque não parecem acrescentar nada à história. Até agora o que me faz continuar a ler é mesmo o imaginário de Morganville.


Livro 4 - Feast of Fools
Autor: Rachel Caine
Série: The Morganville Vampires, #4
Editor: NAL Jam - 2008
Páginas: 242
Mini Review: O mesmo problema de sempre; quase não há história. 
O quarto livro arrasta o enredo principal ainda mais e a autora decidiu adicionar ainda mais personagens (que parecem não ter um propósito aparente). Os vampiros começam a parecer-se demasiado com os da série Anita Blake (todos muito 'jogos de poder' e 'vamos humilhar os humanos'), algo de que não gostei. Foi um livro com tão pouco conteúdo como os anteriores mas a autora não conseguiu disfarçar este facto tão bem desta vez. 

As personagens continuam a ser pouco desenvolvidas apesar de muitas das páginas do livro estarem cheias dos típicos conflitos adolescentes que povoam este género de obras.

O mais fraco dos quatro.

Comentários

jen7waters disse…
"cheias dos típicos conflitos adolescentes" *barfs* quando é que os autores vão inventar coisas novas?? O_O já era altura!! mas se no fim de contas foram leituras agradáveis, isso é que interessa.