Conheces os teus hábitos de leitura?

Ok, aqui vai. Estas perguntas são em honra do Dia Mundial do Livro (que foi ontem), mas achei que mesmo assim podia responder hoje, porque sim. E porque everybody's doing it e eu sou uma Maria vai com as outras (vi isto no Este meu Cantinho... e no Papéis e Letras, claro que tinha de imitar). Enfim, aqui ficam as minhas respostas. :)

Hoje, Dia Mundial do Livro, tenho um desafio para vos lançar. Um pequeno questionário sobre os nossos hábitos de leitura para nos ficarmos a conhecer melhor! ;) Se tens blog usa estas perguntas e publica-as com as tuas respostas. Se não tens, porque não envias um mail aos teus conhecidos e esperas pelas suas respostas?

1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito? 
Por acaso gosto. Geralmente como bolachas ou doces (sim, sim eu sei faz mal, etc), mais do que isso também já não consigo. De vez em quando leio enquanto estou a almoçar, mas é raro (o facto de ter de cortar a carne/peixe estraga um pouco a leitura e dá-me cabo do ritmo).  

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?
Tudo o que não seja alcoólico (sumo, água, chá, coca-cola). 

3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável? 
Costumava sublinhar livros universitários. Geralmente os de ficção não costumo sublinhar, mas não acho que seja propriamente um "ideia abominável". Simplesmente costumo estar demasiado imersa na leitura para me lembrar de tirar notas ou de sublinhar passagens. :)

4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Quase sempre com um marcador, mas quando não tenho vai um lápis ou uma caneta *esconde-se*. Quando era mais nova dobrava o canto dos livros, mas deixei-me disso. 

5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Gosto mais de ficção, mas se o livro de não-ficção for interessante, também marcha. 

6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Gosto de ler até ao fim do capítulo que é para saber exactamente onde vou. Mas não me incomoda assim muito ficar a meio do capítulo, por exemplo (mas tento chegar pelo menos ao fim da página).

7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite? 
Não. Apesar de às vezes me apetecer, com certos livros.

8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Nunca fiz isso. Geralmente o próprio contexto do livro nos ajuda a perceber o significado de uma palavra menos clara.

9. O que estás a ler presentemente?
"Under the Never Sky" de Veronica Rossi.  

10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
Não faço ideia. Estive para aqui a pensar e não me lembro mesmo.

11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
Prefiro ler só um livro de cada vez, para me poder concentrar totalmente na história (e mesmo assim chego ao fim e já só me lembro de metade, ahah), mas já houve alturas em que li mais do que um livro de cada vez.

12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
Nem por isso. Leio em todo o lado (excepto no trabalho), mas gosto mais de ler em sítios confortáveis (cama, sofá, etc). Também não tenho uma altura preferida.

13. Preferes séries ou histórias únicas? 
Normalmente, séries. Porque se é um livro que gosto, quero sempre ler mais sobre as personagens. :)

14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
Não costumo recomendar livros, mas costumo dizer com frequência que a Jane Austen tem livros muito fixes. E romances históricos, claro. :D

15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
De maneira a poupar espaço. Tento que os livros da mesma colecção/série fiquem juntos e que estejam alinhados por tamanho mas de resto... vale tudo. 

Comentários

Jessinha Cruz disse…
Olá *-* Ando à procura de blogs de Portugal com quem me possa familiarizar porque apesar de eu também ter um, a maioria das vezes só conheço outros do Brasil. Foi um prazer ver o blog.
Pode visitar o meu e dar também a opinião.
http://www.fofocas-literarias.blogspot.pt

Read more: http://www.estantedelivros.com/2013/04/a-saida-de-emergencia-e-a-cgd.html/comment-page-1#comment-26793#ixzz2Rl2TO9O8
WhiteLady3 disse…
Não sei se ajuda mas ofereceste-me os da Robin Hobb há uns aninhos. :D

E obrigada por recomendares romances históricos! :D
slayra disse…
LOL, pois foi! xD Mas de resto só se for "oferecer a mim própria..."

Eh eh, eu cá gosto de converter o pessoal. xD