O que é que os leitores esperam de um blogue literário?

De cada vez que escrevo algo para o blogue questiono-me sobre o tipo de conteúdos que os leitores gostam de ver em blogues dedicados a livros. 
Imagem daqui.

Quando criei este blogue, pensei que seria uma óptima forma de partilhar as minhas opiniões sobre livros.
Era apenas essa a sua função; no entanto, à medida que o tempo foi passando e eu fui conhecendo melhor a "blogosfera", apercebi-me de que isso, provavelmente, não chegava para "fazer" um blogue. Ao longo do tempo, tentei integrar diversas rubricas desde o "Waiting on Wednesday" até ao "In my Mailbox" (actualmente denominado "As aquisições da semana"). Algumas funcionaram, outras não. Tentei anunciar lançamentos, mas sinceramente, é um pouco difícil andar constantemente à caça das novidades, quando as lojas online e os sites das editoras não mostram a lista completa de novos livros.

É por isso que me questiono: o que é que os leitores esperam de um blogue literário? Apenas críticas (ou no meu caso, opiniões)? Críticas de livros conhecidos (à venda no nosso país), de livros desconhecidos (em inglês) para que possam conhecer outras obras ou uma mistura dos dois? Artigos de opinião sobre vários temas relacionados com livros e com o mundo editorial? Memes e rubricas? Listas de lançamentos? O que vos atrai num blogue? O que é que vos faz deixar de visitar um blogue?

Comentários

Cat SaDiablo disse…
Há várias coisas que me fazem ler um blog, dependendo do tipo de blog.
Blogs informativos leio meramente pelo conteúdo, se deixar de me ser útil ou interessante, deixo de ler.
Blogs pessoais, como o teu e a maioria dos blogs de livros, leio por isso mesmo, porque são pessoais. Não vou gostar de todos os posts de todos os posts que sigo, isso é impossível. Mas continuo a seguir quando têm o feeling da pessoa, são personalizados, não só pelos conteúdos em si (sejam opiniões, artigos, rúbricas etc) mas pela maneira como o blogger constrói o seu próprio espaço. Saberes que aquele post pertence àquele blog.
Deixo de visitar um blog quando se torna igual a tantos outros, sem nada de pessoal a oferecer.
Célia disse…
O que me atrai num blogue: o cunho pessoal.
Ia dizer que não espero mais nada em particular de um blogue de livros, mas não é verdade. Gosto de ler opiniões bem escritas e fundamentadas, ainda que não concorde com elas. E que me permita saber realmente o que o leitor retirou daquela leitura. Para ler resumos, vou à sinopse.

De resto, não é que não se deva dar valor ao que traz os leitores a determinado blogue, mas acho que o mais importante é manteres-te fiel aos motivos que te levaram a criá-lo.
Olinda Gil disse…
Para mim é a selecção. Por exemplo, o blogue até pode falar das novidades editoriais, mas em vez de ser em tsunami, com tudo o que se edita, fazer uma selecção daquilo que lhe interessa e de que talvez viesse a gostar. O mesmo se passa com as críticas/opiniões. Faz-me confusão as críticas "per se", i.e., dos livros que as editoras enviam, e depois falam muito bem só para continuar a receber livro. Para mim até pode haver livros oferecidos pelas editoras, mas o blogger recusa-se a ler coisas que à partida vai deixar de gostar. Não me faz confusão que as críticas sejam todas positivas, porque se houver uma boa pré-selecção é difícil errar. Claro que pode acontecer, mas se o blogger for como eu desiste do livro e não faz crítica (sem pena de autores e de editores!!!).

Agora deixo-te aqui uma questão, e podes ir ao meu blog responder.

O que é que os leitores esperam de um blog literário? - mas não dos de leitura mas sim dos de escrita!
Filipa disse…
Isto é uma óptima pergunta. O que eu espero de um blogue literário é, como a Célia já referiu, o cunho pessoal que o blogger lhe consegue dar. As opiniões também são para mim de particular interesse, não apenas de livros que ainda não li mas de livros que li, pois gosto de ler perspectivas diferentes das minhas. Afinal uma das coisas que mais gosto é discutir livros e se só lesse opiniões a livros que não tinha lido, não poderia descobrir outros pontos de vista.
Ultimamente o que me deixa de atrair num blogue é o repetição. Aqueles blogues que publicam mais posts de divulgação, que têm mil e uma parcerias e onde a publicidade é completamente exagerada, acabaram por perder o interessante. Não condeno serem blogues virados para os passatempos e para a publicidade, mas eu também sei procurar novidades literárias sem ver os blogues. Pessoalmente, também gosto de blogues que mostrem novidades de livros em inglês, porque leio mais em ing do que em pt. Acho que depende muito do blogue, gosto que seja único à sua maneira. E que não seja generalista e virado para agradar editoras/parcerias.