16 janeiro 2019

Opinião: Alpha & Omega (Patricia Briggs)

Editora: Berkley Books (2008) 
Formato: ebook | 86 páginas 
Géneros: Fantasia urbana

Alpha & Omega é um conto (novella) originalmente publicado na antologia On the Prowl (2007) e conta a história do irmão mais novo de Samuel (uma das personagens semi-permanentes do cast da série Mercy Thompson), Charlie.

Charlie, um dos filhos do Marrok (o chefe de todos os lobisomens da América do Norte) é enviado para outra cidade para investigar uma alcateia de lobisomens que parece estar a violar as leis do Marrok. Como filho do Marrok, Charlie é um lobisomem bastante forte e um Alfa por direito próprio (Alfas são geralmente líderes de alcateias de lobisomens). É por isso que foi escolhido pelo Marrok como braço armado da alcateia do Marrok; é quem chamam sempre que é necessário matar um lobisomem por violação das regras.

Em Chicago, Charlie encontra uma lobisomem chamada Anna que parece ser muito submissa. Mas Charlie depressa descobre que Anna foi abusada pela sua alcateia e que é, na realidade, uma Omega, um tipo de lobisomem muito raro que consegue acalmar os outros lobisomens.

Enquanto Charlie e Anna tentam descobrir as razões da traição do Alfa de Chicago, descobrem que estão destinados a ficar juntos.

Geralmente não gosto de ler contos. Acho sempre que vai faltar desenvolvimento das personagens e do mundo. Felizmente o mundo está bem estabelecido nos livros da Mercy Thompson e o ritmo da ação não permite muito pensar no desenvolvimento das personagens; sim foi um bocado rápido, mas felizmente a autora elabora mais em livros posteriores (este conto é o início de uma nova série centrada em Charlie e Anna).

Gostei bastante desta leitura. Foi tudo um pouco apressado? Sim, mas estranhamente não faltou nenhum passo e estranhamente o ritmo pareceu o correto relativamente ao tipo de história. Talvez se deva ao facto da estrutura da história estar ligada ao primeiro livro da Mercy, "O Apelo da Lua".

Nem me importei com o insta-love porque a autora tem uma razão "lógica" (entre aspas porque é lógica dentro das regras do mundo) para ele.

No geral, gostei e recomendo a leitura deste conto para os fãs de Patricia Briggs e especialmente para quem vai começar a série Alpha & Omega.


Outras opiniões sobre livros da autora no blogue:

Sem comentários: