Marcada (P.C. Cast)

Marcada de P.C. Cast, Kristin Cast
Editora: Saída de Emergência (2009)
Formato: Capa mole | 302 páginas
Géneros: Lit. Juvenil, Fantasia Urbana
Sinopse.

Depois do recente sucesso da saga "Luz e Escuridão" da autoria de Stephenie Meyer, era de esperar o aparecimento de obras semelhantes. "Marcada", o primeiro livro de uma nova série, também lida com vampiros e é, claro, virada para o público mais jovem.

Devo confessar que li este livro em inglês mas decidi apresentar a informação bibliográfica da versão portuguesa porque suponho ser esta mais familiar aos eventuais leitores do blog. Penso que isso em nada influencia a minha "crítica" ao livro, excepto no que diz respeito à qualidade da tradução.

"Marcada" foi uma leitura medianamente interessante, daquilo que me lembro. Lê-se bem, pois o estilo de escrita é simples mas cativante e o livro tem uma fluidez que me agradou; a história está bem encadeada.

O enredo, pelo contrário, deixa muito a desejar. Pouco original e quase sempre prevísivel (creio mesmo ter já descoberto o vilão escondido) pareceu-me retirar muitos elementos da saga "Harry Potter". Senão vejamos: a heroína é uma vampira 'recém-nascida' que por uma razão misteriosa tem poderes e capacidades singulares (Harry Potter); as pessoas com quem trava amizade passam a ser populares por associação; temos também um adolescente louro e com algum status social que provoca a heroína (Draco Malfoy!); e não podemos esquecer a figura mais velha e de autoridade que dá conselhos e apoia Zoey (tal como Dumbledore).

Com todos estes elementos, a história acaba por ser pouco mais do que uma crónica sobre uma adolescente americana e as suas tribulações para se integrar numa nova escola Secundária. A única diferença é que mete vampiros pelo meio.

Concluindo, este livro é sinceramente medíocre, tanto em termos de história como de personagens. Não é uma leitura verdadeiramente interessante, mas lê-se bem. Recomendado para os mais novos e/ou para quem gosta de fantasia contemporânea e especialmente de "Crepúsculo".

Ler a Crítica em Inglês

Comentários

Célia disse…
Concordo basicamente com tudo o que dizes :)
slayra disse…
Lol, eu também li a tua crítica! Esta é basicamente uma tradução daquela inglesa que escrevi quando li o livro, mas mesmo assim ainda me lembro dos tais elementos à la Harry Potter. :p
Mónica disse…
Fraquinho, fraquinho!!

Já o despachei através de um passatempo lá no blog. Pode ser que goste mais do que gostei.

Não recomendável mesmo :(
slayra disse…
Pois, não é nada de especial, não. Mas também gostei mais deste do que do Crepusculo... mas eu sou suspeita, tenho um problema com o Crepúsculo...
SFLP disse…
Olá!! Chegaste a gostar da saga Harry Potter?