O Espelho Quebrado (2010)

Título Original: The Mirror Crack'd from Side to Side
Ano: 2010
Duração: 79 minutos
Com: Julia McKenzie, Lindsay Duncan, Joanna Lumley, Nigel Harman

Depois de ler o livro, decidi ver a adaptação de "O Espelho Quebrado" que saiu em Agosto deste ano.

No geral, é uma adaptação bastante fiel, embora tenham mudado os nomes de algumas personagens (coisa que costumam fazer quando as personagens têm nomes estrangeiros) e mudaram as relações entre alguns dos protagonistas. O que mais me incomodou foi terem eliminado Mr. Babcock da história, uma vez que ele é a personagem que, no livro, faz com que Miss Marple descubra finalmente a solução do problema.

Devo também confessar que Julia McKenzie, apesar de ser uma excelente actriz, não me convence no papel de Miss Marple. Talvez porque me habituei a ver Geraldine McEwan no papel (e gostei imenso) nas primeiras séries (mais recentes, está claro, não falo das mais antigas). Outro aspecto em que penso que a qualidade da série decaiu foi na "fotografia". As séries anteriores tinham mais cor e um uso mais artistico desta... por exemplo adorei "O Enigma das Cartas Anónimas" exactamente porque o editor de imagem fez um uso excelente do vermelho e do azul para transmitir emoções e o dramatismo de certas cenas.

No entanto, em termos de adaptação creio que está bem conseguida. Uma série (não apenas este, mas os outros três episódios também) a não perder, se se é fã de Agatha Christie.

Comentários