Curtas: Once Dead, Twice Shy + Sweep

Bem... esta nova rubrica (se é que se pode chamar a isto rubrica) foi descaradamente 'gamada' à Jen do Cuidado com o Dálmata. É que no outro dia estava a ler as Mini-Opiniões dela e pensei que até seria engraçado fazer o mesmo, ou seja, dar apenas algumas impressões gerais sobre os alguns dos livros que leio. Isto porque alguns dos livros que leio são muito "blah" ('tão a ver?) e não sei bem o que escrever sobre eles a não ser que foram... erm... leituras mais ou menos agradáveis.
Daí ter decidido aproveitar a ideia da Jen. Depois digam-me o que acham. Opiniões in english e português. :D


Once Dead, Twice Shy
Author: Kim Harrison
Publisher: HarperCollins (2009)
Pages: 232
Mini Review: The beginning of the book is seriously bad and I am a bit peeved that I paid the same for this 200-page short story as I'd have paid for a full hardcover novel. It seemed to me like the author could have started the story with Madison's death and it's circumstances instead of simply telling us about it in a short prologue that takes place 6 months after this huge event. It would have added up to a full-length novel if only she had done that and had not decided to just plunge us readers into her world.

Still, I see potencial, I think. Although Madison seems a bit like a younger version of Rachel Morgan and Grace reminded me of Jenks, both character's from Harrison's adult urban fantasy series.


Mini Opinião: O meu problema com este livro começou mesmo no início uma vez que os primeiros capítulos não me puxaram muito. Penso que a autora poderia ter começado a história com uma explicação detalhada dos acontecimentos que levaram às circunstâncias em que Madison se encontra em vez de nos apresentar apenas um pequeno prólogo (que se passa seis meses depois) com pouca ou nenhuma informação. O livro ficaria muito mais completo se o leitor tivesse acesso directo às experiências da protagonista; em vez disso somos atirados de cabeça para o seu mundo e não nos é dada muita informação.
Fiquei, confesso, um pouco irritada por ter pago o preço normal para um livro de capa dura (hardcover) e ter recebido um livrito de 200 e tal páginas que me pareceu mais um conto do que uma 'novela completa'.

No entanto, penso que a história geral tem potencial; mesmo sendo Madison uma versão mais jovem de Rachel Morgan (a protagonista da série Hollows, publicada em Portugal pela Saída de Emergência) e Grace uma versão feminina de Jenks (também uma personagem da série acima mencionada). 



Sweep, Volume 01
Author: Cate Tiernan
Publisher: Speak (2010)
Pages: 592
Mini Review: Hmm... it wasn't bad, but it was not great either. The writing is rather blah and Morgan (the main character) is pretty boring - and a bit dumb - most of the time. Nothing much happens in the three books compiled in this omnibus, except in the final pages. The pace is off too. Not to mention the insta-love was annoying and even more unrealistic than usual. It was a bit of a chore to read a book about such a dull character as Morgan. But it was, overall, interesting enough to make me want to read Volume 2.

Mini-Opinião: Bem... não se pode dizer que "Sweep" tenha sido um livro... mau, mas também não foi assim muito bom. A escrita é mediana e Morgan (a protagonista) é bastante aborrecida - e mesmo algo burrinha - durante a maior parte da obra. Apesar deste volume juntar os três primeiros livros, não acontece grande coisa em termos de desenvolvimento da história; tudo se passa muito devagar, como que em câmara-lenta. A parte romântica do enredo é típica dos livros juvenis (os protagonistas apaixonam-se à primeira vista) mas consegue ser ainda mais irrealista do que o normal, se tal é possível.
Mesmo com todas estas falhas "Sweep" foi uma leitura suficientemente interessante para me fazer querer continuar a ler esta série. 

Comentários

WhiteLady3 disse…
Depois digam-me o que acham.
Thumbs up!
jen7waters disse…
Para alguns livros parece que não sai a opinião. E mesmo escrever meia dúzia de linhas é um esforço. Isto geralmente acontece-me com livros que nem me aquecem, nem me arrefecem. O_O

Dá para perceber o que achaste dos dois livros, por isso acho bem. :p
slayra disse…
*rubs hands* Good, good. *evil laugh. ^_^
Ana C. Nunes disse…
I think this works very well for those books one doesn't like enough to write a full review.
It's a shame with "Once Dead, Twice shy", I actually curious about that one, but from what you said it doesn't sound like my type of read.
Lauh disse…
Olha uma boa ideia: consegues comentar mais livros sem te sentires mal por fazeres reviews mais pequenas (eu sei que me sinto assim quando isso acontece!).

Beijinhos!
p7 disse…
Gosto da ideia, podes dar uma ideia geral do que achaste sem ter de escrever uma opinião inteira... Quem me dera conseguir fazer o mesmo, mas sou incapaz. Tenho mesmo de esmiuçar um livro, especialmente quando não gostei, ou foi assim-assim. xD

Esse livro da Kim Harrison tem um mini-conto/prequela, publicado no "Prom Nights from Hell"/"Danças Malditas". Já não me lembro bem, mas acho que conta como é que a Madison morreu, suponho que vem daí a preguiça da autora no início do livro. O conto não me pareceu nada de especial, e pela tua opinião o primeiro livro da série também não o é, por isso vou-me ficar pela Rachel Morgan. :)