Opinião: A Revolta (Suzanne Collins)

Editora: Scholastic (2010)
Formato: Capa Mole | 455 páginas
Géneros: Ficção Científica, Lit. Juvenil
Descrição da edição Portuguesa (Ed. Presença): "Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…"
AVISO: Contém SPOILERS! 
Eis que chegamos ao último livro da saga, a conclusão da luta épica de Katniss e dos companheiros contra a tirania do Capitólio.

Katniss Everdeen sobreviveu novamente aos temidos "Jogos da Fome". Foi resgatada pelos rebeldes do infame Distrito 13, que toda a gente pensava ter sido há muito destruído. Na verdade, tornou-se a base do movimento contra a ditadura do Capitólio.

Ferida, confusa e traumatizada pelo aprisionamento de Peeta, o seu companheiro dos Jogos, Katniss tem agora de lidar com o facto de que se tornou num símbolo de rebelião, um tordo livre que voa para longe e zomba do Capitólio com as suas acções.

Sinceramente, estava à espera de não gostar particularmente deste livro. A maioria dos fans da série classificou este como o pior dos três e muitos confessaram-se desiludidos. Estranhamente, no entanto, dei por mim a gostar imenso desta leitura. Para mim, "A Revolta" foi bastante superior aos outros dois. E aquela questão que eu tinha sobre como é que a autora ia conseguir "resolver a batalha épica que se avizinha em apenas um livro"? Bem, foi respondida. De forma aceitável, se não perfeita. Apesar de Suzanne Collins deixar bastantes pontas soltas no final do livro, creio que as questões principais são resolvidas.

Gostei do que a autora fez com a história. No fundo, "A Revolta" está estruturado de forma semelhante aos livros anteriores, ou seja, Katniss e os seus aliados estão perdidos numa versão gigantesca dos "Jogos da Fome". Mas, ao mesmo tempo, Collins conseguiu avançar suficientemente com o enredo para nos dar uma conclusão satisfatória. Claro que, como disse, alguns assuntos foram deixados na obscuridade - por exemplo, continuamos sem saber que flagelo destruiu os Estados Unidos e o que aconteceu no resto do mundo.

O que mais me agradou no livro foram as personagens. Certamente que Katniss continua a ser uma personagem algo desconectada das suas emoções, mas ao mesmo tempo as situações do passado e do presente tornam-na mais humana. As consequências das suas acções finalmente apanham a nossa protagonista fazendo com que as suas reacções sejam mais realistas.
Todas as personagens me pareceram pois bastante reais. Katniss não se transformou numa heroína que salva, sozinha, Panem inteira; Peeta sofre por causa do que lhe foi feito; os rebeldes não são pessoas muito boazinhas, têm defeitos e agendas. Ou seja, as personagens estão construídas de modo realista e parecem muito humanas. Não há uma clara definição de quem são os heróis e os vilões, o que está certo e o que está errado, o que é branco e o que é preto.

No geral, "A Revolta" foi uma boa conclusão para a trilogia. As personagens crescem, o cenário é aterrador pelo seu realismo e achei toda a construção do enredo bastante boa. Claro que há muito que fica por explicar mas este livro surpreendeu-me pela positiva. Uma leitura recomendada.

Comentários

Lauh disse…
Finalmente encontro alguém que tem uma opinião semelhante à minha! HAHA, mas para mim este também foi o pior dos três livros, pura e simplesmente não foi tão mau como o pintavam.
Marta disse…
Ola, eu gostava de saber se vao existir filmes para o livro II (Jogos da fome Em chamas) e para o livro III (Os jogos da fome A revolta).
Eu vi o primeiro filme e adorei, nao queria perder os outros... E um filme espetacular, uma rapariga que segue os conselhos que lhe foram dados e que gracas a isso, a sua humildade e coragem conseguiu vencer ! O problema e que nao fica por aqui e katniss ainda vai sofrer muito...
Agredecia muito resposta, Obrigada
Lauh disse…
Marta, sim, vai ser feito o filme II, pelo menos. Podes confirmá-lo aqui: http://www.studiobriefing.net/2012/04/lionsgate-hungry-no-more/ e aqui http://www.imdb.com/title/tt1951264/ .