Leituras de 2011 - Balanço

Com o ano de 2011 quase no fim é chegada a altura de fazer o 'balanço' das leituras. Ainda faltam uns dias, mas penso que já dá para ver mais ou menos quais foram as leituras mais agradáveis e as que mais desapontaram. Este ano li mais livros do que no ano passado e alguns destacaram-se pela positiva:

Chime de Franny Bilingsley (English Review here): Simplesmente fantástico! É uma história de época com magia à mistura que consegue fugir à maioria dos clichés tão comuns na literatura juvenil. As personagens não são estereotipadas, o romance é verosímil e o tom da narrativa acrescenta um toque mágico ao enredo. Adorei este livro, a autora fez um excelente trabalho na construção do seu mundo e da história.

Eon e Eona de Alison Goodman (English Reviews here and here): Uma saga de fantasia de dois livros muito interessante, com um mundo inspirado nas civilizações orientais (China e Japão) e um bom nível de pormenor no desenvolvimento. Uma história épica e mágica que apelará a todos os fans de fantasia.

City of Ghosts (Downside Ghosts, #3) de Stacia Kane: Uma verdadeira lufada de ar fresco no mundo da fantasia urbana, esta é certamente uma das minhas séries preferidas dentro do género. A heroína, Chess é diferente de qualquer outra e o resto das personagens são carismáticas mas ao mesmo tempo humanas. Gostaria de mais desenvolvimento do mundo destes livros (algumas coisas ainda não estão bem explicadas) mas de resto... adoro. 

Celestial de Cynthia Hand (Opinião em Português aqui): O que mais dizer deste livro que não tenha dito já antes? Celestial faz parte desta lista porque foi mais uma lufada de ar fresco... um livro original de entre muitos na literatura juvenil. Percebo a aposta da Saída de Emergência nesta série. Se estão fartos do típico romance adolescente que povoa este género, Celestial é vosso livro!

Feed de M.T. Anderson (English Review here): Uma distopia bastante interessante que me pareceu mais do que uma invenção apagada de um mundo futuro. Feed é um livro com alma. O enredo manteve-me interessada e algo arrepiada e definitivamente manteve o meu interesse.

Pretty Guardian Sailor Moon Vols 01 & 02 de Naoko Takeuchi: Que lista 'best of' estaria completa sem alguma manga? Nenhuma, claro, eheh. Quando soube que iam reeditar esta manga que resultou nos anos 90 num dos meus desenhos animados favoritos fiquei com imensa vontade de ler esta história. Posso dizer que a manga é tão boa como a animação, pelo menos até agora. :D  

Menções honrosas:
Eis mais alguns livros de que gostei ou que foram surpresas agradáveis: 
- Forsaken e Forbidden de Jana Oliver: uma série que me surpreendeu pela positiva.
- Drink, Slay, Love de Sarah Beth Durst: uma leitura bastante divertida que me agradou imenso.
- Angelfire de Courtney Allison Moulton: outro livro juvenil que foi bem melhor do que esperava.
- Ghost Story de Jim Butcher: do qual gostei bastante apesar de ser já o 13º da série Harry Dresden. Como se sabe as série tendem a ficar piores quando se tornam mais longas, em regra.
- Divergent de Veronica Roth: mais uma distopia que se revelou acima das minhas expectativas.

Se houve livros que adorei ler, outros houve de que não gostei tanto. A Noite de Todas as Almas de Deborah Harkness por exemplo, foi bastante mau. Não consegui acabar de ler o livro porque a história se arrastava e arrastava. The Faerie Ring de Kiki Hamilton foi outro livro que deixei a meio porque sinceramente a história não tinha qualquer nexo.
Quanto aos livros que considerei muito más leituras temos Anjo Caído de Lauren Kate, Bloodring de Faith Hunter, 13 Little Blue Envelopes de Maureen Johnson e Angelologia de Danielle Trussoni. A Luz do Fogo de Sophie Jordan também não foi grande coisa.
Houve ainda algumas obras que me desapontaram bastante quer por ter altas expectativas em relação a elas quer por achar que a autora podia ter feito melhor (os leitores pensam sempre isso, ahah... somos 'escritores de bancada'). São eles Hourglass de Myra McEntire e The Near Witch de Victoria Schwab entre outros.

E pronto, está feito o 'balanço'. :D

Comentários

jen7waters disse…
Olha o Celestial no best of! Nunca pensei! Tenho mesmo que tirar a coisa da estante.

Ai, tu não me digas que esse A Noite de Todas as Almas é o A Discovery of Witches... será? é que recebi esse no Natal e é pela mesma autora... O_O f***!
Ana C. Nunes disse…
À parte da Sailor Moon, não li nenhum dos livros que ficou no top, mas alguns despertam-me imensa curiosidade, especialmente o Eon e o Feed.

Esperemos que 2012 seja um ano cheio de bons livros.
slayra disse…
Jen: Ugh... ok eu não digo. Mas é. >__> De qualquer modo há muita gente que gostou. E digo-te que a tradução não ajudou nada, estava terrível. O_O

Ana: O Feed é muito bom e o Eon é uma fantasia interessante. Diferente. ^_^ Sim, esperemos, eheh.
jen7waters disse…
O_o

something wicked this way comes...