Opinião: Poison Study (Maria V. Snyder)

Poison Study de Maria V. Snyder
Editora: Mira Books (2007)
Formato: Capa Mole | 416 páginas
Géneros: Aventura, Fantasia Épica, Romance
Descrição (GR): "Choose: A quick death
Or slow poison...
Yelena has a choice – be executed for murder, or become food taster to the Commander of Ixia. She leaps at the chance for survival, but her relief may be short-lived.
Life in the palace is full of hazards and secrets. Wily and smart, Yelena must learn to identify poisons before they kill her, recognise whom she can trust and how to spy on those she can’t. And who is the mysterious Southern sorceress who can reach into her head?
When Yelena realises she has extraordinary powers of her own, she faces a whole new problem, for using magic in Ixia is punishable by death..."
Confesso que apesar de ter ouvido boas opiniões acerca dos livros, estava um pouco receosa de os ler, exactamente por causa do seu género. A maioria dos livros dentro deste estilo têm características muito semelhantes, desde cidades e vilas medievais a elfos, anões e outras criaturas parecidas.

No entanto, Poison Study foi uma surpresa agradável. Apesar dos territórios e armamento sugerirem um cenário medieval (apesar de haver alguns indícios de este mundo estar numa época quase industrial), o mundo ficcional de Snyder é mais original do que a maioria dos criados por autores de "high fantasy". Neste mundo não temos elfos, anões ou dragões, mas apenas humanos. As mulheres têm um papel mais proeminente e o sistema político é mais complexo, sendo mesmo a base da trama.

O mundo em que as personagens se movem é considerado secundário, pelo que não temos muita informação. Snyder concentra a sua atenção no desenvolvimento das personagens e na acção central, conseguindo deste modo, uma história coesa e interessante, sem aquelas pausas que se encontram em muitos livros de fantasia clássica, onde os autores explicam em detalhe a história dos locais.

A história segue a personagem Yelena Zaltana, uma jovem orfã criada no território de Ixia, por um general ambicioso e maldoso. Yelena sofre terrivelmente às mãos do General e do seu filho, até que um dia, desesperada por evitar novos mãos tratos, assassina aquele. Assassínio não é tolerado em Ixia, que é uma ditadura militar chefiada pelo Comandante Ambrose, pelo que Yelena é presa e condenada à morte.

Mas no dia da execução, Valek, o chefe de espionagem do Comandante oferece a Yelena uma saída: se ela concordar em tornar-se a nova provadora de comida de Ambrose, ser-lhe-á dada a oportunidade de viver. Yelena aceita e é treinada por Valek na arte de identificar venenos na comida e bebida.

Enquanto provadora, Yelena vai fazendo amizades e inimigos no castelo ao mesmo tempo que uma conspiração secreta ameaça o Comandante.

Uma leitura recomendada para amantes de fantasia em geral. Este livro tem acção, aventura, romance e um bom mistério, para além, claro de magia.

Comentários