Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo

Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo de Rick Riordan
Editora: Casa das Letras (2010)
Formato: Capa mole | 331 páginas
Géneros: Fantasia Urbana, Lit. Juvenil
Sinopse (Casa das Letras): "Percy Jackson está prestes a ser expulso do colégio interno...novamente.E esse é o menor dos seus problemas.Ultimamente, criaturas fantásticas e os deuses do Olimpo parecem estar a sair das páginas de mitologia para entrarem na sua vida.E o pior de tudo é que ele parece ter enfurecido alguns deles.O raio-mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito.
Agora, Percy e os seus amigos têm apenas dez dias para encontrar e devolver o símbolo do poder de Zeus e reestabelecer a paz no Olimpo.Para o conseguir terá de fazer bem mas do que descobrir o ladrão: terá de enfrentar o pai que o abandonou, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora e poderosa do que os próprios deuses
."
Harry Potter. Uma das minhas séries preferidas. De sempre. Está naquela categoria reservada aos livros especiais que se lêem uma e outra vez. Não posso dizer que cresci com o Harry Potter, mas quase. Resumindo, adoro a série (sim, está bem, sou bué de geeek. Ou lá como é que se diz agora).

Este discurso todo para explicar o porquê de ter adquirido e lido "Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo". Quando li a sinopse, percebi logo que este era um daqueles livros só subiram ao topo e se tornaram grandes sucessos (com direito a filme e tudo) porque se inserem no género de um livro (ou série) extra-popular. Mas como o último da saga Harry Potter já saiu há uns dois anos e eu queria algo do género... enfim.

Posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendida. Talvez fosse por não ter muitas expectativas, mas até foi uma boa leitura, em termos de entretenimento. Claro que as parecenças com Harry Potter são mais que muitas, desde a personagem principal masculina que é "especial" até aos seus melhores amigos que tal como na série HP são uma miúda inteligente e um rapaz cheio de músculo (mas com pouco cérebro). Entre outras coisas.

No entanto gostei das múltiplas referências à mitologia grega (muito bem pesquisadas, penso eu), do estilo da escrita e da história em geral. Penso que o protagonista se comporta de forma adulta demais para a idade (12 anos), mas de resto este livro não foi mau. Pouco original... mas pronto, não se pode ter tudo. Apesar de tudo, não penso adquirir o resto dos livros... acho que este "cheirinho" do mundo de Percy Jackson me chegou, pelo menos por agora.

Comentários

Mónica disse…
O livro não li mas vi o filme e, dentro do género em que se insere, posso dizer que gostei muito :) (acho que o facto de gostar muito de mitologia também terá tido alguma influência HEHE)
slayra disse…
Por acaso ainda não fui ver o filme. ^^ Agora fiquei com mais curiosidade.