Opinião: Glass Houses (Rachel Caine)

Glass Houses de Rachel Caine
Editora: NAL Jam (2006)
Formato: Capa Mole/ Bolso | 239 páginas
Géneros: Fantasia Urbana, Lit. Juvenil
Descrição (GR): "College freshman Claire Danvers has had enough of her nightmarish dorm situation. When Claire heads off-campus, the imposing old house where she finds a room may not be much better. Her new roommates don't show many signs of life, but they'll have Claire's back when the town's deepest secrets come crawling out, hungry for fresh blood."
Glass Houses é o primeiro livro de mais uma série juvenil sobre vampiros que, à semelhança das séries "Casa da Noite" e "Academia de Vampiros" faz furor entre os amantes da fantasia urbana para os mais novos. Aliás é por isso que esta opinião está em português.

Claire Danvers tem 16 anos e acaba de ser admitida na Universidade de Morganville, no Texas. Isto claro, faz com que Claire seja uma pária social, uma vez que nesta universidade o dinheiro fala mais alto do que a inteligência... e as socialites do sítio não vêem com bons olhos a entrada de uma rapariga mais nova e mais esperta do que elas. 

Quando Claire se farta de ser vítima de bullying e foge do dormitório da universidade acaba na Casa de Vidro uma moradia antiga e misteriosa com estranhos residentes - um rapaz que só aparece à noite, um outro rapaz rezingão e uma rapariga gótica - que aceitam o seu pedido de ajuda e lhe dão guarida. 

Mas acontece há algo ainda mais bizarro do que os moradores da Casa de Vidro na cidade de Morganville; como Claire depressa descobre, esta cidade é governada das sombras por seres que ela julgava serem apenas mito... e sendo de fora, Claire não está protegida o que faz dela um alvo fácil. 

Ao início não gostei muito deste livro. Achei-o cheio de clichés, com personagens pouco interessantes e um enredo muito superficial e sobre-utilizado. Vampiros e tudo isso.

Os protagonistas: Claire, Eve, Michael e Shane, são também bastante estereotipados para este tipo de livros e não me puxaram para a leitura. Os vampiros, as suas capacidades e fraquezas não são explicados (em parte porque as personagens pouco sabem), ou seja são personagens muito 'uni-dimensionais'. 

No entanto, os pequenos elementos de originalidade como o facto dos vampiros mandarem na cidade e as formas como sobrevivem e mantém tudo em segredo fizeram-me continuar a ler. 

Devo dizer que apesar da história ter promessa, este primeiro livro não a desenvolveu grandemente, sendo que uma boa parte do mesmo (que até é pequeno) foi dedicado a romances juvenis, instâncias de bullying e descrições de rapazes atraentes. Mas não posso negar que me parece que a autora tem mais para contar, uma história mais elaborada para tecer e foi isso que me fez passar por todas estas cenas tão habituais em livros juvenis.  

No geral, uma obra introdutória, com pouco conteúdo (e um final aberto, o que confesso me irritou - até porque é uma constante nos livros da autora) e com um mundo mal desenvolvido mas que, nos últimos capítulos mostra promessa. Recomendado para leitores que gostam das séries "Casa da Noite" e "Academia de Vampiros".



Aquisições da Semana (1)

O que é isto perguntam vocês. Pois bem é uma nova rubrica que não é nova se formos a ver bem. É a mailbox com umas camadas de pintura para ficar mais actualizada. Por motivos "blogísticos" a mailbox já não fará parte das rubricas do Livros, Livros e mais Livros. Ao invés dela teremos então... As aquisições da semana. Que tem outro nome. Mas que é a mesma coisa. Tipo, mais ou menos. Erm...  pelo que é baseada no meme In my Mailbox.

Esta semana visitei a Feira do Livro de Lisboa juntamente com vários membros do gangue uma data de pessoas, incluindo algum ppl do Porto que veio admirar o Parque Eduardo VII. Ehehe. Lá fui contra a banca da Devir e o novo volume de Death Note mais um volume de Oishinbo vieram parar-me às estantes. E a Whitelady deu-me esta cópia autografada d'O Cavaleiro de Weteros & Outras Histórias (wow, right?)!

O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias - George R.R. Martin (YAY!) 
Oishinbo: Japanese Cuisine - Tetsu Kariya e Akira Kanasaki 
Skip Beat!, vol. 22 - Yoshiki Nakamura 
Kimi ni Todoke, vol. 6 - Karuho Shiina 
Kimi ni Todoke, vol. 8 - Karuho Shiina 
Death Note, vol. 2 - Tsugumi Ohba e Takeshi Obata

Se tiverem aquisições para partilhar, linkem nos comentários. ^_^

Opinião: Graceling - O Dom de Katsa (Kristin Cashore)

Editora: Alfaguara (2008)
Encadernação: Capa Mole | 435 páginas
Géneros: Fantasia, Lit. Juvenil
Descrição: "No universo dos Sete Reinos. Katsa é uma Graceling, um ser raro com um dom extraordinário: desde os oito anos que é capaz de matar sem recurso a qualquer arma. O rei de Middluns, tio de Katsa, força a sobrinha órfã a usar o dom ao seu serviço, encarregando-a de matar todos os que lhe criem obstáculos. Temida pela corte e rejeitada pelos jovens da sua idade, Katsa sente que o seu dom obscuro lhe ensombra a vida. Quando o pai do rei de Lienídia é raptado, Katsa não resiste a investigar o mistério de quem quereria matar o velho homem."
AVISO: contém SPOILERS
Eis outro livro para o qual tinha altas expectativas que foram ligeiramente defraudadas. Tenho ouvido muitas coisas boas sobre "Graceling - O Dom de Katsa" e esperava uma história excepcional; no entanto, apesar de ser um livro bem escrito e interessante houve alguns aspectos que me causaram uma certa confusão e que achei que foram explorados um bocado "do pé para a mão".

A premissa é relativamente simples: numa terra fantástica existem sete reinos, cinco dos quais se encontram em constante conflito devido à ambição dos seus Reis. Apenas os reinos de Lienídia e Monsea escapam a este ciclo e os seus Reis são considerados justos e bondosos.

Katsa, a nossa heroína é sobrinha do rei de Middluns e tem um dom estranho que faz com que toda a gente tenha medo dela: o de matar. Os seus golpes são sempre certeiros e mortíferos e o seu tio usa-a como assassina e intimidadora.

A história gira à volta de Katsa que em segredo constitui um conselho que se dedica a missões clandestinas de salvamento para tentar mitigar o sofrimento dos povos deixados à mercê destes Reis tirânicos. Durante uma das missões para o conselho Katsa investiga o desaparecimento do pai do Rei de Lienídia. O mistério prova ser mais complexo do que aparentava e Katsa vai ter de usar todos os seus recursos e o seu dom para chegar à elusiva resposta.

O mundo imaginado pela autora é interessante; apesar do setting medieval, não temos elfos ou anões, apenas humanos. E também não me parece que tenhamos magia (pelo menos até agora, não). Tudo o que temos são "seres humanos especiais" com dons (basicamente talentos ao quadrado) que podem ir desde ler mentes a saber dançar com mestria. Os "Gracelings", como são chamados os portadores destes dons, podem distinguir-se do resto da população pelos seus olhos: geralmente têm um olho de cada cor. A protagonista, Katsa, possui um dom muito raro e temido: consegue matar com simplicidade. Por isso inspira medo e inimizade.

Outro dos aspectos que gostei no livro foi o crescimento de Katsa e a viagem de auto-descoberta por que passou. No início era impaciente e resmungona e confesso não ter gostado muito dela mas cresceu e modificou-se bastante ao longo da história.

Como pontos fracos aponto algumas personagens que ficaram por desenvolver (o vilão, por exemplo); senti que existiam motivações que deviam ter sido explicadas e não foram.

No geral, uma boa leitura de fantasia, com um mundo apelativo e uma heroína forte mas feminina. Recomendado para amantes do género e fans de literatura YA que queiram um livro bem desenvolvido e sem insta-romance.



In my Mailbox (52)

Esta semana nova Mailbox. Destaque para o lindíssimo hardcover de "A Bride's Story" da autora Kaoru Mori. Nunca tinha visto manga editada em capa dura, mas aparentemente esta série é muito boa.

Kimi ni Todoke, vol. 05 - Karuho Shiina
Lady Chatterley's Lover - D.H. Lawrence
Bite Club - Rachel Caine 
A Bride's Story - Kaoru Mori

E vocês o que receberam na vossa Caixa de Correio (What did you get in your mailbox this week?)?
"In my Mailbox" is hosted by The Story Siren.

Waiting on Wednesday (8)

Xiii, há tanto tempo que esta rubrica não aparece! Mas também, ultimamente tenho andado com muito pouca vontade (e tempo) para me embrenhar nos livros por isso não admira. De qualquer modo não sei se sabem (se não sabem ficam a saber, eheh) que gosto muito de histórias com sereias e este livro aqui chamou-me a atenção (yay, sereias más!). 


Lies Beneath (Lies Beneath, #1) - Anne Greenwood Brown
Editora: Delacort Books
Data de Publicação: 12 de Junho de 2012
Páginas: 303
Idioma: Inglês
Descrição (GR): "Calder White lives in the cold, clear waters of Lake Superior, the only brother in a family of murderous mermaids. To survive, Calder and his sisters prey on humans, killing them to absorb their energy. But this summer the underwater clan targets Jason Hancock out of pure revenge. They blame Hancock for their mother's death and have been waiting a long time for him to return to his family's homestead on the lake. Hancock has a fear of water, so to lure him in, Calder sets out to seduce Hancock's daughter, Lily. Easy enough — especially as Calder has lots of practice using his irresistible good looks and charm on unsuspecting girls. Only this time Calder screws everything up: he falls for Lily — just as Lily starts to suspect that there's more to the monsters-in-the-lake legends than she ever imagined. And just as his sisters are losing patience with him."
E vocês? De que livros é que estão à espera? (What books are you anxiously waiting for?)
Waiting on Wednesday is hosted by Breaking the Spine.

In my Mailbox (51)

Voltam as mailboxes regulares esta semana (talvez), com uma data de livros, eheh (já falhei o tal desafio dos 12 livros... era uma utopia). Aqui estão eles.

The Unseen - Katherine Webb 
Ghost Town - Rachel Caine (oferta, yay!)
Kiss of Death - Rachel Caine 
The Gathering - Kelley Armstrong 
Iron Crowned - Richelle Mead 
Trocada - Amanda Hocking

E vocês o que receberam na vossa Caixa de Correio (What did you get in your mailbox this week?)?
"In my Mailbox" is hosted by The Story Siren.

Opinião: A Iniciação (Jennifer Armintrout)

Editora: Gailivro / 1001 Mundos (2010)
Formato: Capa Mole | 336 páginas
Géneros: Romance Paranormal
Descrição (GR): "Eu não sou cobarde. Quero deixar isso bem claro. Mas, depois de a minha vida se trans­formar num filme de terror, passei a levar o medo muito mais a sério. Tinha-​me tor­nado na Dra. Carrie Ames apenas há oito meses, quando fui atacada na morgue do hospital por um vampiro. Haja sorte. Por isso agora sou uma vampira e descobri que tenho um laço de sangue com o monstro que me criou. Este funciona como uma trela invisível, pelo que estou ligada a ele, inde­pendentemente daquilo que faça. E, claro, ele tinha de ser um dos vampiros mais malévolos à face da Terra. Com o meu Amo decidido a transformar-​me numa assassina sem escrúpulos e o seu maior inimigo empenhado em exterminar-​me, as coisas não podiam ser piores – só que me sinto atraída pelos dois. Beber sangue, viver como um demónio imor­tal e ser um peão entre duas facções de vampiros não é exactamente o que tinha imaginado para o meu futuro. Mas, como o meu pai costu­mava dizer, a única forma de ven cer o medo é enfrentá-​lo. E é isso que irei fazer. Com as garras de fora.
Contém SPOILERS!
Diz-se que o tempo apaga muitas coisas e no caso deste livro tenho de concordar. Li "A Iniciação" pela primeira vez em inglês, ainda antes de ter saído em Portugal e na altura escrevi apenas a minha impressão geral do livro: que tinha sido interessante mas nada de especial.
Vários anos passados, senti curiosidade acerca da série não só pelas críticas favoráveis de outros leitores portugueses mas também pelo facto de ter sido publicado no nosso país. Quando entrei na leitura tinha apenas uma memória muito vaga do que acontecia. Sabia que a protagonista era transformada em vampiro e que havia um triângulo amoroso mas pouco mais. A minha curiosidade levou-me até a duvidar da classificação que lhe havia dado aquando da primeira leitura (duas estrelas).

Devia ter tido mais confiança na minha própria opinião, suponho. "A Iniciação" é de facto tão corriqueiro como me lembro e agora que já li muitos outros livros de fantasia urbana posso dizer que não tem nem uma história nem personagens particularmente interessantes.

A nossa heroína, Carrie Ames é uma médica recém-graduada que é atacada uma noite e passa por um processo de transformação gradual que a torna num vampiro. O seu atacante é Cyrus o típico vilão sobrenatural, um vampiro que se acha superior aos humanos. Claro que para o 'cast' estar completo é necessária uma terceira personagem, masculina, para formar 0 'triângulo amoroso'. Essa personagem é Nathan, um vampiro torturado parte de um movimento que visa exterminar todos os vampiros.

Este foi o primeiro aspecto que me fez ficar de pé atrás. Aparentemente os vampiros na sua maioria não têm instinto de auto-preservação e criaram um 'movimento voluntário para a extinção dos vampiros' ou seja a sua missão é matar todo e qualquer vampiro que não se queira juntar ao movimento. Para não estar com muitos rodeios esta premissa pareceu-me simplesmente ridícula.

Ora bem, Nathan aparece e tal e faz um ultimatum a Carrie (que, lembrem-se, ainda mal se habituou à sua nova condição): junta-te ao movimento ou morre.

O resto da história prende-se com a indecisão de Carrie que não quer morrer, claro, mas também não quer ser forçada a juntar-se ao movimento. Pelo meio temos um período dedicado a Cyrus, o 'progenitor' de Carrie com quem esta tem uma ligação forte, o "laço de sangue". Esta parte deu-me, para não estar com rodeios, algum nojo. Porque Carrie professa alto e bom som ser 'feminista' e independente mas cortesia do tal laço de sangue deixa-se ser abusada e humilhada pelo tal Cyrus para além de lhe 'desculpar' atitudes altamente questionáveis. Basicamente a autora falhou completamente ao tentar criar uma heroína forte; Carrie, por "amor" tudo desculpa.

Para além do falhanço que é Carrie, as outras personagens têm pouca substância. Não estão muito bem desenvolvidas, são bastante estereotipadas e as suas interacções não me convenceram minimamente.

No geral, "A Iniciação" é um livro bastante fraco em termos de história e personagens. Tem raros momentos de originalidade, mas a maior parte do livro é cliché e as personagens são irritantes e muito pouco carismáticas. Continuarei a seguir as aventuras de Carrie porque já tenhos os livros 2 e 3, mas não é uma série que recomende.

In my Mailbox (50)

Há já algum tempo que a Mailbox não aparece por isso a número 50 é dedicada a todas as semanas em que esteve ausente (ou seja, o mês de Março e a primeira semana de Abril). ^_^

Rurouni Kenshin 1 (Vizbig) - Nobuhiro Watsuki
X 1 (3-in-1) - CLAMP
Vanished - Kat Richardson
Sacrificial Magic - Stacia Kane
Sailor V, vol. 1 - Naoko Takeuchi
Sailor V, vol. 2 - Naoko Takeuchi
Sailor Moon, vol. 4 - Naoko Takeuchi
Oresama Teacher, vol. 1 - Izumi Tsubaki
Skip Beat 1 (3-in-1) - Yoshiki Nakamura
Forgiven - Jana Oliver
A Batalha do Apocalipse - Eduardo Spohr

E vocês o que receberam na vossa Caixa de Correio (What did you get in your mailbox this week?)?
"In my Mailbox" is hosted by The Story Siren.